Avaliação de Projetos de Pesquisa


Prof. José Roberto Goldim

Uma das características mais marcantes da atividade científica é a avaliação realizada por pares, isto é, pesquisadores avaliando a produção científica de outros pesquisadores. Esta avaliação pode ser realizada em todas as etapas de uma pesquisa. Uma das mais decisivas, contudo, é a de avaliar o projeto de pesquisa em si. Esta atividade pode ser realizada com diferentes objetivos: verificar a consistência de um projeto de seu próprio grupo de pesquisa; ser solicitada por uma agência financiadora, na qualidade de consultor "ad hoc"; fazer parte das atividades de orientação de bolsistas e alunos, ou ainda, por ser membro de um Comitê de Ética na Pesquisa.

 A avaliação de um projeto envolve inúmeros critérios, que abordam questões gerais, metodológicas e éticas.

 Os critérios gerais de avaliação de um projeto de pesquisa são três:

Os critérios metodológicos visam verificar se todos os itens indispensáveis de um projeto de pesquisa estão presentes e adequados. O elementos indispensáveis a um projeto de pesquisa são: Os critérios éticos têm por objetivo primordial proteger os indivíduos envolvidos na pesquisa. Os projetos de pesquisa devem estar adequados às normas de pesquisa vigentes no país e também atender às diretrizes internacionalmente aceitas. Estes critérios podem ser sumarizados em: Uma avaliação criteriosa destes diferentes critérios, feita de forma isolada ou de suas possíveis associações, poderá evidenciar a adequação do projeto de pesquisa ou indicar quais pontos merecem ser melhor esclarecidos.

A avaliação de um projeto visa, em primeiro lugar, proteger os participantes de práticas científicas abusivas. A função da avaliação também é educativa, tanto para o avaliador quanto para o pesquisador. Este processo deve sempre buscar o aprimoramento do projeto de pesquisa.



Para obter (download) um Modelo de Parecer de Projeto de Pesquisa
clique aqui

Este documento, em formato MSWord, é um formulário com preenchimento facilitado em campos pré-definidos. O formulário tem tecla de ajuda (F1) para cada um de seus itens, que contem as explicações básicas referentes à finalidade de cada etapa do processo de avaliação.

Disciplina de Bioética II - Tópicos Avançados: Ética Aplicada à Pesquisa em Saúde
Normas, Diretrizes e Leis em Pesquisa em Saúde (textos dos documentos)
Página de Abertura - Bioética
Texto atualizado em 11/03/2004
(C)Goldim/1997-2004